sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sintomas da hérnia de hiato

A hérnia de hiato nem sempre produz sintomas, mas em mais da metade dos casos de refluxo gastroesofágico há hérnia de hiato. Ou seja, que os sintomas são o resultado da regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago produzindo uma irritação mais ou menos grave da mucosa deste pelo ácido gástrico. Isso acontece porque a função de dique ou contenção que envolve a ação do próprio hiato e suas membranas e o esfíncter esofágico inferior é perdida. Há, portanto, uma relação direta entre o tamanho da hérnia e a intensidade do desconforto.

Quando há refluxo gastroesofágico, os seguintes sintomas de hérnia de hiato podem aparecer:

Queima (azia): o conteúdo ácido irrita as paredes do esôfago, causando desconforto na boca do estômago.
Dor no peito: se essa sensação de queimação atinge altitudes do esôfago, pode se sentir mais dor no peito na área abdominal, misturando-se com dor alarmante, como infarto do miocárdio.
Dificuldade de engolir: Irritação das paredes do esófago pode provocar uma sensação desagradável ao engolir alimentos sólidos, quer de baixo (disfagia), ou mesmo na área da faringe (odinofagia).
Regurgitação e arrotos: mau gosto pode aparecer na boca, mau hálito devido ao conteúdo que flui de volta para a boca e a aparência de arrotar após as refeições.
Tosse: ocorre quando deitado após as refeições devido ao aumento do conteúdo gástrico e irritação da laringe.
Como curiosidade, há uma associação entre hérnia de hiato, litíase biliar (cálculos na vesícula biliar) e divertículos no cólon, conhecida como a tríade de Saint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário