sexta-feira, 27 de abril de 2018

Hérnia de Hiato

Estima-se que até 20% da população possa sofrer de hérnia de hiato. Embora a grande maioria não apresente sintomas, o restante pode notar queimação, dor no peito ou dificuldade para engolir. O melhor é aprender a evitá-lo.
O estômago está na cavidade abdominal. É separado do tórax por um músculo chamado diafragma, que desempenha um papel importante na respiração, pois é responsável por ajudar na expansão / contração dos pulmões.

No diafragma há uma pequena abertura, chamada de hiato, através da qual o esôfago penetra, para se tornar, uma vez atravessado o diafragma, no estômago. Assim, pode-se dizer que a localização anatômica natural do estômago é encontrada quando o diafragma é "passado".

O que é uma hérnia de hiato?
Uma hérnia de hiato é o resultado do aumento de uma parte do estômago através do hiato diafragmático para o tórax. Embora existam vários tipos, o mais frequente é a hérnia de deslizamento (95% dos casos), em que tanto a junção gastroesofágica como parte da parte superior do estômago deslizam através do hiato. Outros tipos menos freqüentes são as hérnias paraesofágicas, nas quais a parte inferior do estômago está localizada na cavidade torácica através do hiato, sendo paralela ao esôfago. Mesmo em alguns casos, eles poderiam passar por essa abertura outras vísceras abdominais.

A hérnia de hiato pode afetar pessoas de qualquer idade devido a um defeito congênito do próprio hiato (hérnia diafragmática congênita), por exemplo; mas a frequência de aparecimento deste distúrbio aumenta após os 50 anos de idade, especialmente nos idosos.

É uma patologia muito freqüente, mas como nem sempre produz sintomas, sua prevalência não é exata, variando muito dependendo da população estudada.

O diafragma pode ser enfraquecido por um grande número de condições, patologias ou circunstâncias. Para os fatores genéticos já comentados, as seguintes causas da hérnia de hiato podem ser adicionadas:

Envelhecimento: À medida que envelhecemos, o músculo diafragmático pode tornar-se um pouco mais fraco, possibilitando a projeção do estômago. Isso explica sua alta incidência à medida que envelhece, devido à perda de tônus ​​dos ligamentos que circundam o hiato esofágico e à fraqueza da musculatura diafragmática.
Tosse crônica: devido ao esforço constante envolvido na ação de tosse para a cavidade torácica (não se esqueça que o diafragma está intimamente relacionado com os pulmões).
Prisão de ventre: pessoas propensas a constipação fazem esforços contínuos ao defecar, e essa pressão na cavidade abdominal pode afetar o deslizamento da parte superior do estômago.
Obesidade: um aumento no volume abdominal pode produzir pressão sobre os órgãos do abdômen, o estômago entre eles e forçar a passagem pelo hiato. Em geral, qualquer circunstância que aumente cronicamente e repetidamente a pressão intra-abdominal pode gerar uma hérnia de hiato. Isso também acontece em circunstâncias como a gravidez.
Levante objetos muito pesados.
Estresse
Tabagismo: o uso de tabaco parece estar associado ao aparecimento de hérnia de hiato. Tanto o tabaco quanto o álcool também podem favorecer os sintomas de refluxo associados à hérnia pela ação que realizam no esfíncter esofágico, relaxando-o de maneira anômala.
Cirurgias: o estômago e algumas operações do esôfago podem danificar o diafragma e ajudar a enfraquecer ou alargar a área hiatal. Este fato está mais relacionado às hérnias paraesofágicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário